Sobre o autor:
Em Fevereiro de 2011, o canal Futura exibiu uma série com 11 episódios chamada "Mestres da Literatura". A cada programa era apresentada a históra de um autor da literatura brasileira, possibilitando ao telespectador conhecer a vida e a obra de escritores como Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Lima Barreto, Rachel de Queiroz e outros. A série mostrou detalhes da infância, a intimidade em família, informações sobre atividades profissionais desde a formação acadêmica, o estilo literário, além da análise de fatos políticos e de grandes momentos da história do Brasil.
Abaixo separamos o vídeo sobre José Lins do Rego.
Sobre o livro:
A obra de José Lins do Rego não ficou apenas nos livros. Em 1965, Menino de Engenho ganhou uma versão para cinema. O filme obteve grande sucesso e em 2001 foi restaurado a partir de sua matriz original, trabalho que foi concluído em 2003 para exibição do filme na mostra Tesouros da Cinemateca, no Festival do Rio.
Sobre o filme:
Adaptado do romance de mesmo nome, escrito por José Lins do Rego, o filme contém elementos de outras obras do escritor dentro do chamado "ciclo da cana-de-açúcar".
Sinopse:
O trem que corta a campina paraibana é um signo das transformações por que passa a produção canavieira e, por extensão, a vida dos personagens. O avô José Paulino, símbolo da resistência senhorial e do apego à natureza, contrasta simbolicamente com o tio Juca, homem ligado às ambições da modernidade industrial.
Cartaz do Filme:
Cartaz do filme de 1965 |
Página do filme no Adoro Cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário